Em 2019, como Ação Inovadora do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, o projeto da Vitória foi o Parada da Leitura. Com o objetivo de incentivar o hábito de ler, a Empresa instalou na Escola de Ensino Fundamental Dona Lavínia, parceira no projeto ambiental Respirando Ar Puro, um ambiente lúdico feito com sucata da manutenção de ônibus. Tambores de óleo foram transformados em estantes móveis, e catraca velha, ferro, chapa de alumínio viraram mesas, bancos e pufes utilizados pelos alunos para contação de história e leitura.

A fim de ampliar a proposta, a Empresa resolveu beneficiar as dez instituições de ensino participantes do Programa Criança no Mundo da Vitória (de educaç&atild e;o no trânsito e cidadania), que em 2019 seriam indicadas pelos colaboradores da Organização. Assim, no final da visita à Vitória, cada escola ganhou uma estante móvel feita com tambor de óleo, contendo, em média, 80 livros paradidáticos doados em campanha rea lizada junto aos clientes e funcionários.

Com o Parada da Leitura a Vitória deu a alunos de escolas públicas de Caucaia (do 4º e 5º ano do ensino fundamental), a possibilidade de ganhar conhecimento, melhorar vocabulário, aprender a interpretar, ler melhor e desenvolver consciência crítica. E, ainda, fortalecer relacionamentos (pela socialização com outras crianças), ganhar esperança, resgatar a autoestima. Porque a leitura acalma e o conhecimento transforma. Com o Parada da Leitura, a Vitória quer abrir mentes, que abrirão portas e ganharão o mundo.